INSTITUTO MULTIMÉDIA

Situado no coração do Porto, o Instituto Multimédia (IM) foi a primeira escola que surgiu no país, na perspetiva mais avançada das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Detido por uma associação sem fins lucrativos (IMultimédia-Associação Portuense) e reconhecido pelo Ministério da Educação, o IM iniciou as suas atividades letivas em outubro de 1990, promovendo, atualmente, cursos profissionais com a duração de três anos letivos, que dão dupla certificação: 12º ano de escolaridade e Nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ).

Principais Atividades da Instituição

– Formação profissional inicial no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação.

– Investigação, Produção de Vídeos e Aplicações Multimédia para Empresas, Instituições, Escolas e enquanto parceiros em projetos de diferentes âmbitos e valências;

– Ações de desenvolvimento cultural da comunidade envolvente, nomeadamente exposições, workshops, palestras e sessões cinematográficas.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento do sector do ensino e formação profissional no âmbito das tecnologias de informação e comunicação (TIC), designadamente nas áreas da multimédia, fotografia e audiovisuais, formando jovens com competências técnicas e cívicas adequadas ao mundo do trabalho.

Visão

A aposta na qualificação de técnicos nos setores da Comunicação, Imagem e Som – reconhecida por jovens, famílias e empresas pela qualidade da sua formação e dos projetos que desenvolve – constitui o eixo central da instituição que tem como lema o ‘aprender com prazer’, estimulando a criatividade e cultivando os valores cívicos da igualdade, da solidariedade, da liberdade e da responsabilidade.

Objetivos

A Escola tem os seguintes objetivos principais:

– Formar Técnicos qualificados para o exercício das Profissões a que os cursos habilitam;

– Fomentar o desenvolvimento integrado e contínuo, a par da racionalização da experiência, numa perspetiva de ajustamento adequado às transformações aceleradas da Sociedade da Informação e do Conhecimento;

– Promover o desenvolvimento de cidadãos habilitados para o exercício de uma cidadania, que valoriza os princípios fundamentais da democracia social, económica e cultural.

Onde estamos

O Instituto Multimédia está inserido no centro histórico do Porto. A zona, de grande riqueza patrimonial, é marcada pela emblemática Torre dos Clérigos.

Esta localização, na zona classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, tem permitido desenvolver atividades diversas, como é o caso do Safari Fotográfico Juvenil, voltado para a descoberta da cidade. A escola  dispõe, de facto, de uma envolvência especial, com ruas, ruelas e instituições carregadas de memórias. Com elas se contam histórias, no coração da cidade.

MEIO ENVOLVENTE

Instalações

O Instituto Multimédia dispõe de instalações condignas e capazes de propiciar condições ajustadas à formação, em termos pedagógico-didáticos e de funcionalidade. A reabilitação total do edifício – o antigo Palacete de Vilar de Perdizes – deu-lhe uma distinção especial na paisagem urbana.

Além da qualidade arquitetónica, que se distingue na zona de forma proeminente, o edifício está adaptado às exigências da formação em termos de laboratórios, de estúdios e de cablagem, orientada para o desenvolvimento futuro do projeto de “edifício inteligente”.