A curta-metragem LIVRE, realizada pelos jovens Pedro Nogueira e Tomás Cazaux, como Prova de Aptidão Profissional no Instituto Multimédia (Porto), conquistou dois prémios no Harrogate Film Festival, no Reino Unido.

O filme foi galardoado com os prémios de Melhor Filme e Melhor Drama, na cerimónia realizada recentemente, com a participação de vários países.

O Harrogate Film Festival nasceu em 2016, tornando-se um grande evento da cidade de Harrogate, no Reino Unido, em março deste ano.

O filme apresenta-nos a história de José, filho único de Vanessa e João, fruto de um casamento mergulhado em infelicidade e sustentado por discussões. LIVRE retrata o contraste entre uma mãe cheia de amor para dar e um pai que é indiferente e negligente.

Outros prémios foram entregues a concorrentes dos seguintes países: Canadá (Melhor Comédia), E.U.A (Melhor Thriller), Espanha (Melhor Música e Melhor Romance), Turquia (Melhor Documentário), Reino Unido (Voto do Público e Críticos) e Bulgária (Melhor Tecnologia).

LIVRE já tinha conquistado os Prémios “Público” e “Escolas” no festival YMOTION e o Prémio de agosto do festival romeno “12 Months Film Festival”, em 2016.