O sistema educativo em Portugal tem vindo a mudar radicalmente. Ao longo dos últimos anos as mudanças têm sido muitas, no sentido de ter um ensino mais ajustado às necessidades e dotar os alunos das melhores capacidades para ingressarem rapidamente no mercado de trabalho.

Recentemente ficou a saber-se que os alunos do ensino profissional vão poder ingressar no ensino superior sem exames nacionais.

Alunos do Ensino Profissional vão entrar no Ensino Superior sem exames nacionais

A notícia foi avançada pelo Jornal Publico que refere que os “Os alunos que terminem o ensino secundário através de cursos profissionais vão ter uma nova forma de acesso ao ensino superior – ao invés de realizarem exames nacionais como forma de ingresso, estes alunos vão ter de cumprir os critérios definidos pela instituição, na qual pretendem estudar, para os acolher”

Segundo o jornal, esta medida que foi discutida na última segunda-feira no Conselho Coordenador do Ensino Superior deverá entrar em vigor já no próximo ano letivo.

Alunos do Ensino Profissional vão entrar no Ensino Superior sem exames nacionais

Pedro Dominguinhos, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP),referiu já que esta é uma medida que “comporta vários riscos”. “Parece-me arriscado fazer isto em três meses”, afirmou o Presidente do CCISP.

Esta medida surge como uma solução para o facto de os alunos do ensino profissional terem de se submeter a exames nacionais, tal como os alunos que ingressam em cursos de caráter geral no ensino secundário, que são sobre matérias que estes não abordam nas aulas.